Carioca



O Chico, o maravilhoso Chico acompanha-me há longos anos. Trilhou comigo noites de estrada fora com velhas cassetes rolando no rádio. Ou talvez seja eu que o acompanho a ele, seguindo o trilho das letras como as pistas de um caminho mais vincado. Vi-o em tempos em concerto, ao vivo em Lisboa. Ali estava ele com o sorriso grisalho cheio de doçura rasgando pontes com a platéia. E o que começou como concerto cedo se tornou uma festa de garagem com todo o mundo dançando amor barato lá na frente. Sim, sigo as pisadas do homem de quem um dia se disse ter o coração grande feito "caminhão de mudanças". Vou atrás dele desde os tempos do vinil e agora seguirei mais uma vez as palavras do belo Carioca.
O Chico está de volta!
_
Deixo-vos com o texto de Bolero Blues. A canção nasceu de uma composição de Jorge Helder, aparentemente impossível de "letrar", onde Chico foi construir mais uma das suas estórias. Sem a trilha sonora disponível, resta-me dizer-vos que vale mesmo a pena ouvir.

BOLERO BLUES

Quando eu ainda estava moço
Algum pressentimento
Me trazia volta e meia
Por aqui
Talvez à espera da garota
Que naquele tempo
Andava longe,muito longe
De existir
Tantos tristes fados eu compus
Quanto choro em vão,bolero blues
Eis que do nada ela aparece
Com o vestido ao vento
Já tão desejada
Que não cabe em si

Neste crucial momento
Neste cruzamento
Se ela olhar para trás
É bem capaz de num lamento
Acudir ao meu olhar mendigo
Mas aquela ingrata corre
E a Barão da Torre e a Vinícius de Moraes
São de repente estranhas ruas
Sem o seu vestido ficam nuas
E ao vento eu digo
-tarde demais

Quando ela já não mais garota
Der a meia-volta
Claro que não vou estar mais nem aí

Chico Buarque e Jorge Helder, Bolero Blues, 2006.

6 comentários:

  1. ...Gosto do Chico!
    Não é dos meus cantautores brasileiros preferidos, nesse rol estão: Caetano Veloso, Djavan, Ellis Regina, Maria Bethânia,Vinicius, ou Tom Jobim mas, acho que a música que compõe ou interpreta ganha uma nova vida na sua voz.
    Ao mesmo tempo acho que tem uma escrita muito inteligente e acho que o expoente máximo dessa inteligência está no tema "Construção". Parece leve, simples e descomprometido mas se se ouvir bem acho que vai muito mais longe do que isso e faz-nos pensar.
    Alguns dos temas do Chico (e de outros autores)transportam as pessoas para outro lugar têm uma aura mágica que está ligada com o ar de mistério que este homem carrega consigo.
    É sempre bom "ouvir notícias" do Chico!

    ResponderEliminar
  2. Esta é para ti, um grande "cara". Pela nossa Amizade, das minhas maiores conquistas eborenses. Mereces ser o mais feliz possível. Tu e a Dora. Até mais.
    (não poupem nos cafunés...)
    ___________________________________

    Eu queria ser
    Um tipo de compositor
    Capaz de cantar nosso amor
    Modesto

    Um tipo de amor
    Que é de mendigar cafuné
    Que é pobre e às vezes nem é
    Honesto

    Pechincha de amor
    Mas que eu faço tanta questão
    Que se tiver precisão
    Eu furto

    Vem cá, meu amor
    Aguenta o teu cantador
    Me esquenta porque o cobertor é curto

    Mas levo esse amor
    Com o zelo de quem leva o andor
    Eu velo pelo meu amor
    Que sonha

    Que enfim, nosso amor
    Também pode ter seu valor
    Também é um tipo de flor
    Que nem outro tipo de flor

    Dum tipo que tem
    Que não deve nada a ninguém
    Que dá mais que maria-sem-vergonha

    Eu queria ser
    Um tipo de compositor
    Capaz de cantar nosso amor
    Barato

    Um tipo de amor
    Que é de esfarrapazr e cerzir
    Que é de comer e cuspir
    No prato

    Mas levo esse amor
    Com zelo de quem leva o andor
    Eu velo pelo meu amor
    Que sonha

    Que enfim, nosso amor
    Também pode ter seu valor
    Também é um tipo de flor
    Que nem outro tipo de flor

    Dum tipo que tem
    Que não deve nada a ninguém
    Que dá mais que maria-sem-vergonha

    Chico Buarque, "Amor Barato"

    ResponderEliminar
  3. Alguem sabe que o Chico fez faculdade de Arquitetura?

    ResponderEliminar
  4. fez não... começou, mas não terminou.... em São Paulo... ainda bem.... gosto mais dele onde está...

    ResponderEliminar
  5. Que letras tão bonitas, as do Chico Buarque, e as tuas neste post.

    ResponderEliminar